Tipos de hospedagem, escolha a sua!

tipos de hospedagem

Atualmente existem vários tipos de hospedagem disponíveis para você ter seu site ou loja virtual na internet. Mas por haverem vários tipos, talvez haja alguma confusão entre eles. Neste artigo apresentamos os tipos principais que existem hoje em dia.


Mas antes de tudo, precisamos fazer um adendo:

  • TIPOS DE HOSPEDAGEM NÃO SÃO “ESPAÇO EM DISCO/MEMÓRIA/CAIXAS POSTAIS/ETC”

É comum empresas de hospedagem apresentarem seus planos como “Mega”, “Grande”, “Superior”, “Extreme” sendo que somente há variação de espaço em disco, ou de transferência mensal ou de algumas características. Os tipos de hospedagem não contemplam isso, você pode ter um servidor dedicado com pouco espaço em disco ou uma hospedagem compartilhada com um espaço em disco bem grande.

  • HOSPEDAGEM COMPARTILHADA

O mais comum nas empresas. Em geral é como pensar num prédio: existe o prédio (servidor) que é dividido em apartamentos (hospedagens) com características fixas. Dos tipos de hospedagem, este tem a vantagem de custar mais barato (afinal o custo final é repartido entre diversos clientes) e de em geral ser mais simples de gerenciar.

Porém existem desvantagens: assim como um vazamento num apartamento pode afetar todos os outros, a hospedagem compartilhada pode ser mais vulnerável a ataques de hackers, pois os mesmos podem conseguir acesso ao servidor caso um dos sites hospedados esteja desatualizado. Fora a questão de problemas físicos/software do servidor.

  • HOSPEDAGEM VIA VPS

Este é um tipo similar ao acima, porém com uma diferença: ao invés de serem características “fixas” (exemplo: todas as hospedagens com X Gb de espaço em disco), o servidor é particionado em vários “servidores virtuais”, que podem ser configurados conforme a necessidade. A comparação netse caso seria de um loteamento que pode ser dividido em lotes diferentes.

Apesar da vantagem da customização, ela tem também na customização a desvantagem. É necessário um controle muito grande por parte de quem cuida da hospedagem manter a VPS funcionando.

  • HOSPEDAGEM EM SERVIDOR DEDICADO

O mais “parrudo” dos tipos de hospedagem, seria o equivalente a uma empresa comprar um prédio inteiro. Nesta hospedagem, você quem comanda o show. Como quer dividir (se é que quer dividir), o que vai ser instalado, quem terá acesso…

Mas apesar disso, há desvantagens para quem pensa nesse tipo de hospedagem. O custo de um servidor dedicado é muito alto (mesmo que a empresa forneça o servidor em questão).

  • HOSPEDAGEM NA NUVEM

O mais recente tipo engloba características dos outros. A hospedagem na nuvem (ou cloud hosting) permite contratar hospedagens conforme a sua necessidade pois as mesmas são hospedadas em servidores online, portanto não existe uma “limitação”. Um site que cresça pode ser migrado facilmente para um servidor online mais potente.

A principal desvantagem desse tipo de hospedagem é precisar de um controle bem apurado afinal o uso de recursos além da conta pode ser oneroso.


Dúvidas esclarecidas? Já sabe qual tipo de hospedagem deseja para seu site ou loja virtual? Visite nosso portal de serviços de hospedagem e contrate o tipo de hospedagem que você deseja!

 

Author: Luis Garavello

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo