Suporte: como manter seu computador livre de problemas

Suporte: como manter seu computador livre de problemas

Chame de “suporte”, “manutenção preventiva”, “check-up rotineiro”… O fato é que ter um computador funcionando corretamente é uma necessidade primária pra quem vive no mundo atual. Para mantê-lo sempre na ativa, é importante periodicamente fazer o suporte do mesmo, para que ele esteja livre de coisas que possam atrapalhá-los. Neste artigo damos algumas dicas de suporte para você mesmo fazer em seu computador (e seu celular)!

  • ATUALIZAÇÃO DE APLICATIVOS/SOFTWARES/SISTEMA OPERACIONAL

Uma das grandes formas de manter seu computador/celular “tinindo” é mantê-lo sempre atualizado. A cada dia os softwares e sistemas operacionais lançam novas atualizações que melhoram a performance e removem os bugs e vulnerabilidades existentes. Sempre verifique se há atualizações automáticas de seus softwares e de seu sistema operacional (já falamos de algo semelhante quanto a sites em WordPress, mas o mesmo princípio vale para computadores e celulares)!

  • REMOÇÃO DE ARQUIVOS ANTIGOS

Arquivos antigos são como aquelas caixas de recordações. Dá pena jogar fora, mas ficam acumulando espaço e isso prejudica a perfomance. Um bom computador ou um bom celular precisam ter espaço livre para seus processos. Uma das dicas de suporte é armazenar esses arquivos antigos em outras mídias independentes (um DVD, um HD externo, algum serviço de Backup na nuvem) e deixar mais espaço no seu HD/cartão de memória!

  • ANTIVÍRUS

Isso não pode nunca faltar. Ter o seu antivírus configurado e atualizado (vide a primeira dica!) é essencial para que computador e celulares estejam funcionais e seguros!

  • FERRAMENTAS DE AUXÍLIO A SUPORTE

Muitos sistemas operacionais, seja no computador ou no celular, disponibilizam suas próprias ferramentas (desfragmentador de disco, limpeza de arquivos temporários). Rodá-las periodicamente garante que seu computador não fique pesado demais e que seu celular não fique sem espaço.

  • LIMPEZA DE COMPUTADOR

IMPORTANTE: só faça isso em uma assistência autorizada ou se a garantia do seu micro já expirou, para não perder a garantia!

Um dos pontos mais esquecidos pelos donos de computadores é fazer uma limpeza periódica. Por mais novo que seja o computador, ele possui entradas por onde pó e sujeira vão se acumulando. Periodicamente, abra o gabinete (ou leve a um técnico) e limpe o interior do seu computador. Se possuir um aspirador portátil, já é uma ferramenta bem indicada.


E se você não tiver tempo/disponibilidade/conhecimento para isso? Fale conosco, pois nós fornecemos um serviço de Suporte que pode até fazer visitas em sua casa/escritório!

 

Author: Luis Garavello

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo