Organizar as finanças, uma necessidade!

organizar as finanças

Atualmente, não importa mais se a sua opinião é de que estamos saindo da crise, se continuamos na crise ou se a crise só piora. O dinheiro que ganhamos com nosso trabalho cada vez mais tem de ser usado bem. Organizar as finanças é evitar desperdícios e endividamentos que podem complicar sua vida e a de sua família. Siga essas dicas que podem te ajudar a não entrar num buraco sem fundo!

  • ANOTAR TUDO = ORGANIZAR AS FINANÇAS!

Cada gasto e cada receita deve ser anotado para não ser esquecido. Desde aquele cafezinho antes de chegar ao escritório até o boleto do plano de saúde. Tudo que sai (e entra) na conta deve ser anotado, para que possa ser feito um controle de onde são os maiores gastos. E onde pode ser economizado mais.

  • SEPARE TUDO!

Muitos usam “agrupamentos” pra fazer seu controle. “Alimentação”, “Despesas da Casa”, “Despesas de Saúde”… Isso já é bom, mas o ideal é chegar a um nível “micro”. Alimentação pode ser separada em “Almoços”, “Jantares”, “Cafés da Manhã”, “Petiscos”… Para casa você pode separar em “Água”, “Gás”, “Luz”, “Aluguel”, “Seguro”, “TV por Assinatura”, “IPTU”, “Netflix”, a lista é do tamanho que você quiser. Quanto mais dividido, melhor será a sua visão de onde o dinheiro está saindo.

  • TENHA ALGO FÁCIL PARA ANOTAR!

Uma planilha no celular? Um caderninho na bolsa? Um aplicativo de controle? Tudo pode ajudar se você puder anotar logo após o gasto, sem correr o risco de esquecer futuramente e ter de ficar checando extrato de banco depois para fazer o controle.

  • SAQUES X USO DE CARTÕES

Fez um saque no banco? Faça um controle também do valor sacado. Usou cartão de crédito? Faça um controle pra gastos dele também. E sempre lembre que gastos no cartão entram no seu orçamento “geral” futuramente, com possíveis juros e IOF (em caso de compras internacionais).

  • ANALISE AO FIM DO MÊS.

Acabou o mês? Pegue tudo que foi anotado e veja onde foram os maiores gastos. Analise se realmente aqueles gastos eram necessários (Almoços estão muito caros? Procure alternativas na região. Luz está impactando? Verifique o que você pode desligar durante a noite.). Organizar as finanças é um trabalho contínuo mês a mês!

  • A INTERNET É A MELHOR PRA PESQUISA DE PREÇOS!

Orçamento apertado, às vezes a compra do mês no supermercado X tá saindo mais cara que o esperado… Pesquise! A Internet ajuda a achar boas ofertas e muitas vezes do seu lado há um lugar vendendo um item essencial bem mais em conta, um hortifruti com um dia de promoção de frutas…

Author: Luis Garavello

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo