Identidade Visual: o que é?

identidade visual

Identidade Visual: você já pode ter ouvido falar disso. A Identidade Visual de uma empresa hoje é uma peça importante na estratégia da mesma para se posicionar no mercado, perante seus clientes, fornecedores e a mídia. Cada vez mais empresas fortalecem suas marcas, seus logo, suas cores. Neste artigo, falaremos um pouco do que compõe uma Identidade Visual.

  • IDENTIDADE VISUAL NÃO É (SÓ) UM LOGO

Talvez a maior confusão atualmente seja pensar na Identidade Visual somente como o “logotipo” da empresa. Porém o conceito engloba muitos outros elementos que podem e devem ser usados. Definições de “quais cores e seus tons devem ser usados”, “como o logotipo deve ficar em relação ao símbolo”… Tudo isso entra na criação da identidade da sua empresa.

  • SÍMBOLO X LOGO X MARCA

No parágrafo anterior, falamos sobre “símbolo” e “logotipo”. Muitas pessoas confundem os conceitos, ainda mais se adicionarmos o elemento “marca”. Mas são coisas diferentes: o símbolo é uma imagem pictórica que representa a empresa (por ex: o crocodilo da Lacoste, o “T Oval” da Toyota, o “M” do McDonalds). O logotipo ou logo é a forma escrita com que a empresa se identifica, incluindo aí a tipografia e as cores (exemplos, a Coca-Cola e sua tipografia, o Google e suas letras coloridas). Já a marca é a união desses dois elementos de forma a ter uma coisa só.

  • COMO CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL?

Para a criação de uma Identidade Visual é recomendável passar por algumas etapas:

  1. Definição do que é a empresa. É importante saber a missão, os valores, como a empresa quer se posicionar no mercado.
  2. Pesquisa. Como são as identidades dos seus concorrentes? Como evitar que sua empresa se confunda com outra no mesmo nicho?
  3. Brainstorm. Quanto mais ideias surgirem, mais elementos pra montar a identidade visual de sua empresa você terá, gerando mais material para o…
  4. Design profissional. Claro que o custo de fazer um trabalho com alguém profissional é um fator que pode assustar. Mas um bom designer pode lhe fornecer uma identidade visual eficiente e baseada em conceitos e práticas que o mercado reconhece como positivas.
  5. Testes de mercado. Após ter uma identidade definida, sempre é bom uma verificação com o público sobre como a nova “cara” da empresa será recebida.

Caso você tenha sua empresa e queira desenvolver sua Identidade Visual, fale conosco e veremos as suas necessidades e alinharemos como nossa equipe de criação um projeto que fará a sua empresa ter uma identidade agradável, eficiente e antenada com as tendências atuais!

Author: Luis Garavello

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo