Escrever melhor: sim, é possível!

como escrever melhor

A escrita é um dos atributos mais fascinantes da humanidade, pois ao escrever perpetuamos ideias, conceitos… Mas  é importante não só escrever,  mas escrever bem. Afinal, uma boa comunicação deve ser aquela que todos possam entender. E isso é importante até profissionalmente, seja pra montar seu currículo, a redação no vestibular ou trabalhar as redes sociais. Se você encontra dificuldades ou quer melhorar a forma de trabalhar com as palavras, damos algumas dicas úteis.

  • LER É O MELHOR PARA ESCREVER.

Parece paradoxal, mas em verdade, ao ler cada vez mais, sua mente descobre novos estilos/modelos. Com isso você pode usar/adaptar esses estilos à sua escrita e experimentar novas coisas. E vale tudo: ler blogs, ler livros, ler jornais…

  • ESCREVER SEMPRE!

Claro que com a vida atarefada nem sempre é fácil pausar alguns momentos do trabalho/estudos/família/amigos pra se dedicar à leitura. Mas estabeleça uma rotina de sempre escrever algo todos os dias. Seja um conto, uma página de uma história maior, uma ideia, um projeto… Tudo pode virar um exercício de escrita.

  • ESCREVA SOBRE O QUE VOCÊ GOSTA.

A menos que você trabalhe diretamente com o mercado jornalístico ou editorial, você tem a liberdade de escolher o seu tema. Então não se force a escrever sobre algo que você não gosta/entende. Escreva sobre algo que lhe agrade e lhe dê prazer em escrever. Torne a escrita uma diversão para que sua própria mente melhore com mais leveza.

  • TENHA ONDE ESCREVER.

Um caderno, um blog (que você pode hospedar consoco), um diário… Não importa onde, tenha onde escrever que possa ser guardado para leitura posterior. Não precisa ser algo público, se assim o desejar, mas é importante que você coloque suas palavras em algo para poder até mesmo ver sua própria evolução.

  • CORRETOR ORTOGRÁFICO É SEU AMIGO. E SEU INIMIGO.

Vários aplicativos e programas hoje facilitam a escrita com o uso de corretores ortográficos. E o uso deles é recomendado, até para detectar possíveis erros em sua escrita. Porém usá-lo a toda hora pode te tornar refém do mesmo. A dica é: escreva sem o corretor ligado. Releia o texto. Corrija os erros encontrados. Após tudo isso, ligue o corretor ortográfico e veja o que escapou à sua releitura. Isso ajuda você a já detectar possíveis “vícios” de escrita e você pode se policiar em não cometê-los mais.

  • A INTERNET PODE SER UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA ESCREVER.

Ainda sobre possíveis erros e dúvidas: pesquise! Não sabe como conjugar um certo verbo ou como é certa palavra ou quais sinônimo pode ser usado pra um adjetivo? Na internet existem diversos sites especializados em língua portuguesa, gramática, ortografia, dicionários online… Tudo pode dser usado a seu favor, se você se concentrar e pesquisar exatamente o que você precisa.

Author: Luis Garavello

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo