Domínios: como saber qual seu tipo?

Tipos de domínios. Existem vários disponíveis para registro em nosso país, talvez alguns que você sequer tenha ouvido falar. Neste artigo, vamos explicar alguns dos mais comuns e apontar alguns dos mais exóticos que podem servir a você!

  • DOMÍNIOS .COM.BR e .NET.BR

São destinados a atividades comerciais. Antigamente os domínios “.com.br” eram restritos a empresas que precisavam apresentar o CNPJ, porém hoje seu registro é liberado para pessoas físicas também. São os mais conhecidos e usados na internet (o “.com.br” corresponde atualmente a 90% dos registros no país). Já o “.net.br” é similar ao “.com.br”. Muitas vezes empresas contratam seus endereços em categorias “.com.br” e “.net.br” para evitar que outra empresa de nome similar use o mesmo domínio com outra categoria.

  • DOMÍNIOS .INFO

Uma categoria que não existe uma versão da mesma específica no país, “.info” é uma categoria de uso irrestrito. Ou seja, qualquer pessoa pode cadastrar um domínio “seudominio.info”. Existe uma categoria parecida “.inf.br”, porém a mesma é destinada para veículos de informação (rádios, jornais…).

  • DOMÍNIOS .GOV.BR

Esta categoria é limitada a instituições e órgãos ligados diretamente ao nosso governo federal, no Poder Executivo. É obrigatório comprovar o vínculo com o governo para usar este domínio. O governo também estende esse direito a instituições e órgãos ligados a governos estaduais e municipais. Categorias similares são a “.leg.br”, para entidades ligadas ao Poder Legislativo, “.jus.br” para entidades do Poder Judiciário e “.mil.br” para uso das Forças Armadas Brasileiras.

  • DOMÍNIOS .ORG.BR

Também comum na internet, a categoria “.org.br” destina-se a instituições não-governamentais (ONGs) desde que a mesma não possua fins lucrativos. É necessário comprovar a natureza da instituição para ter direito ao uso desta categoria.

  • DOMÍNIOS .EDU.BR

Válido somente para instituições de ensino superior, tem de se obter um documento validado pelo MEC. Além disso, o domínio nesses casos obrigatoriamente precisa ter alguma ligação com a razão social, o nome fantasia e/ou acrônimos do mesmo. Algumas instituições também usam o “seudominio.br”.

  • DOMÍNIOS .ADV.BR, .ENG.BR, .MED.BR, .ODO.BR…

Você sabia que existem domínios específico para profissões? Se você é um advogado não precisa NEM de CNPJ para ter “seudominio.adv.br”, esta categoria é exclusiva para pessoas físicas. Engenheiros também podem ter “seudominio.eng.br”. E o mesmo se aplica a dentistas (“seudominio.odo.br”) e médicos (“seudominio.med.br”), que também podem ter seus sites com uma categoria específica para eles!

  • DOMÍNIOS .ABC.BR, .RECIFE.BR, .RIO.BR, POA.BR…

Além das categorias voltadas à profissões, existem um tipo de domínio pouco conhecido: os específicos para cidades! Alguns entraram em uso há pouco tempo, outros devem ficar à disposição em breve. Caso a sua cidade tenha mais de 500 mil habitantes, você pode sugerir um domínio específico para ela!

  • DOMÍNIOS .NOM.BR, .BLOG.BR, .VLOG.BR…

Mas a lista não se limita a instituições ou profissões. Qualquer pessoa física pode registrar um domínio para si mesmo, para seu blog, para seu canal no YouTube. Que tal em vez de “http://www.youtube.com/user/seucanal” você ter o “http://seucanal.vlog.br”?

Caso tenha curiosidade, aqui está a lista de domínios disponíveis para registro no Brasil.

E você já decidiu ter seu domínio ou precisa de ajuda pra saber se o nome escolhido está disponível? Entre em contato conosco, clicando na imagem abaixo e conhecendo nossos planos de registro de domínios! Nós cuidamos de toda a parte burocrática para que você fique despreocupado!

tipos de domínios

Author: Luis Garavello

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo