Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

capa-blog8

A tendência de criar um pequeno negócio para internet está crescendo cada vez mais.

Afinal ter um negócio ou loja na internet, além de ser mais fácil – do que abrir uma loja física – também permite atingir mais clientes em diferentes lugares ao mesmo tempo.

Mas como fazer com que a loja virtual tenha sucesso e seja rentável? Separamos algumas dicas fundamentais para serem aplicadas no seu negócio online.

  1. Planejamento e Profissionalismo

O número de lojas online está cada vez maior. Por isso para se destacar, é preciso que você tenha um bom posicionamento. Antes de abrir a sua loja, trace um plano de negócio, com seus investimentos, gastos, prazos, metas. Encare tudo com muita seriedade, pois um negócio na internet é muito mais fácil de decair, do que qualquer outro.

Escolha o seu posicionamento, tenha um diferencial para se destacar entre milhares de outras lojas e sempre atualize seu planejamento.

  1. Fique ligado nas tendências do mercado

Ao definir o seu posicionamento e seus diferenciais, você precisa ficar muito atento ao mercado, para não cometer o equivoco de lançar algo “inovador” que já existe. É bom ficar atento com as tendências de mercado, para manter-se sempre um passo a frente com seu planejamento atualizado, prevenindo e antecipando possíveis imprevistos. Efetue pesquisas frequentes sobre o seu nicho de mercado e assuntos relacionados também, para ter uma visão ampla e diferenciada.

  1. Tenha um serviço de qualidade diferenciado

Para se diferenciar no mercado não precisa ter apenas um produto inovador. Você também pode se diferenciar de diversas maneiras e uma delas é oferecendo um atendimento qualificado. Seja na pré ou pós-venda, faça com que o cliente se sinta especial, chame-o pelo nome, dê atenção às suas dúvidas, responde as mensagens o mais rápido possível… Tudo isso conta para que o cliente sinta-se confiante para comprar o seu produto.

  1. Conquiste a confiança do cliente

Sabe aquele famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, no caso de loja virtual esse ditado aplica-se muito bem. Se o cliente não sentir-se confortável em seu site e não encontrar facilmente opções de navegação para buscar o que ele deseja, ele rapidamente abandona o seu site. A principal razão disso é ele se sente inseguro para efetuar uma compra no seu site. Neste caso, o design, as cores, as imagens, a tipografia, tudo é levado em consideração, mesmo que o cliente nem perceba.

Com base em dados analíticos, podemos perceber que o seu site é considerado amigável, se um cliente passar em média de 8 segundos navegando por ele. Se o cliente abandonar o site antes disso, é preciso rever conceitos para melhorá-lo.

As formas de pagamento também devem ser consideradas. Disponibilize formas de pagamento confiáveis como Moip, Pagseguro, Paypal. Tenha certificados de garantia das informações de pagamento também, tudo isso passa transparência e segurança para o cliente.

  1. Divulgação para o público correto

A divulgação é fundamental para qualquer negócio, mas divulgar para o seu público potencial é mais importante ainda. Faça pesquisas com seus clientes, saibam quem são eles, onde eles estão, quais são seus hobbies, para que seu investimento em divulgação seja efetivo e converta em vendas.  Além disso, é importante manter a identidade visual em todos os meios de divulgação como e-mail marketing, revista, redes sociais, etc. Utilize elementos que o cliente irá identificar o seu negócio e saber que as peças se tratam de uma única campanha. A comunicação deve ser integrada.

Certamente, depois dessas dicas você já deve ter ficado mais animado para montar a sua loja virtual, certo!? Mas você ainda não sabe como dar o primeiro passo?

A Inter.net ajuda você! Ligue para (11) 3523-3344 , ou mande e-mail para comercial@br.inter.net e tenha uma assessoria completa para gerenciar o seu negócio online.

Author: Caroline Santos

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo