Organizar seu dia? Temos dicas!

organizar seu dia

No mundo de hoje, a correria não tem fim e se organizar é essencial. Do momento em que você acorda até quando você volta pra cama, há muito o que fazer. Trabalho ou escola, ter um tempo com a família, um momento só pra você… Tudo isso contribui pra uma vida melhor! Mas como fazer isso com tantas tarefas e obrigações? Damos algumas dicas pra ajudar você a se organizar!

Faça um “cronograma” do seu dia

O dia tem 24 horas, mas algumas horas são gastas com atividades obrigatórias (escola, trabalho, repouso/dormir, fazer as refeições…). Faça uma programação de suas horas no dia pra saber quais horários são “livres” e quais horários já estão “ocupados”. Procure lembrar, principalmente se você trabalha fora, de incluir o tempo de deslocamento (e caso more numa grande cidade, estime possíveis complicações de trânsito). E claro, separe algum tempo para descanso ao longo do dia.

Listar tarefas

Parece banal, mas muitas vezes temos tantas coisas a fazer num dia que acabamos nos perdendo no que devíamos fazer. Sempre liste as tarefas que você tem pra fazer no dia (ou melhor, no dia seguinte) para não perder o rumo.

Anote!

Além de definir a sua lista, tenha sempre disponível e de fácil acesso a listagem de tarefas. Não adianta nada ficar pensando em tudo que você ainda tem de fazer pois isso tira o foco da tarefa atual. Tenha a lista sempre perto (seja uma lista escrita ou em um aplicativo da internet) e só se preocupe com ela ao final de uma tarefa.

Organizar também é classificar e priorizar

Listou tudo que pretende fazer hoje/amanhã? Separe a lista em categorias: tarefas urgentes, tarefas importantes, tarefas corriqueiras e tarefas supérfluas. Tente seguir essa prioridade, mas lembre-se: “se tudo é urgente, nada é urgente”. Seja bem crítico(a) quanto à importância de cada tarefa, afinal se você organizar sua lista, já vai organizar melhor sua vida.

Estabeleça metas

Muitas coisas a serem feitas demandam vários dias (por exemplo, escrever um livro). Estabeleça metas para cada horário (Escrever 10 páginas em 1 hora? Fazer 5 vendas no período da manhã?) e tente cumprí-las.

Pequenas coisas nos horários livres

Tem algum horário livre no seu dia e não precisa de descanso? Use-o pra pequenas e rápidas tarefas. Ponha o alarme pra tocar em 15 minutos e vá arrumar sua mesa de trabalho, separar roupas pra doação, anote ideias pra projetos futuros… Muitas vezes essas pequenas tarefas ajudam a “liberar espaço” no futuro.

Antecipe o que for possível

Fez a sua meta num horário e sobrou tempo? Tente antecipar algo pra economizar tempo numa tarefa futura. Pode ser já arrumar os papéis pra uma reunião do fim do dia, separar a roupa pra usar no dia seguinte, pesquisar caminhos alternativos pra chegar em um local que você precisa ir após o expediente…

Tente incorporar essas pequenas dicas que ajudam você a se organizar em seu dia-a-dia e não deixe o stress dominar sua vida! Isso contribui pra você, pra aqueles ao seu redor, pra sua empresa e pra sociedade em geral.

Author: Luis Garavello

Share This Post On
''
Produtos e Serviços
Redes Sociais
 
Inter.net pelo mundo